Tecidos estampados na decoração de sua casa
Tecidos estampados na decoração de sua casa
As tendências, sejam elas quais forem, estão cada vez mais integradas e, na decoração isso não é diferente. Com lugar garantido no mundo fashion, o mix de estampas invadiu os projetos de casa, apartamentos e escritórios. Conhecida como composé, a tendência mistura diferentes estampas em um mesmo ambiente.
A ideia tem como princípio levar modernidade e cores para qualquer ambiente, desde o quarto, até a cozinha e o banheiro. “Misturar formas, cores e desenhos é a oportunidade de arriscar e saiba que o uso de uma nova estampa ajuda a aliviar outras”, explica a expert Sandra Lemes Marchioreto, gerente da loja de papéis de parede, Bucalo.
Onde usar
Uma forma de colocar a tendência em prática são os tecidos estampados colocados na parede, que estão muito em alta e, em grande parte, são parte fundamental desta novo movimento.
O segredo do sucesso é ter uma cor comum entre as diferentes estampas.
Além das paredes, estampas em flores, animal print, geométrico, campestres, grafismos ou listras, podem ganhar espaço em objetos maiores como poltronas e sofás. Mas também valem em elementos menores, como almofadas, luminárias, tapetes, edredons, fronhas, enfeites, quadros, ou qualquer outro artefato do ambiente. Optar por detalhes menores, facilita a troca da decoração com mais frequência.
Alinhe as cores
E qual o segredo para manter o ambiente alinhado, elegante, agradável e moderno? “Uma dica é ter uma estampa mais chamativa, as demais mais retilíneas com menos informações”, explica a arquiteta Fabiana Gimenez.
Outro ponto de extrema importância é manter as cores alinhadas. Escolher um tom em comum entre as estampas é o principal segredo para não errar. Os tons não precisam ser exatamente os mesmos, mas escolher cores que são próximas e equivalentes também é um caminho, como azul com cinza e azul com roxo, por exemplo.
Combinações
Algumas combinações são clássicas e, para quem ainda não se se sente à vontade em ousar, pode ser um começo. “As listradas combinam com qualquer outra estampa. São elegantes e nunca saem de moda. Use uma cor ou duas que se repitam nas diferentes estampas e elas viram a ligação entre os desenhos”, explica a arquiteta Denise Monteiro.
Objetos como luminárias e almofadas também podem ser protagonistas no mix de estampas
Ela comenta ainda que além de tornar o ambiente mais agradável, as estampas também têm o poder de “aumentar” ou “diminuir” o espaço. “Da mesma forma que as listras são usadas na moda também vale na decoração. Na horizontal, dão sensação de amplitude em um ambiente pequeno, e na vertical, dão a sensação de maior altura”, explica.
Depois de escolhidas as estampas, é preciso testar para ver como ficam no ambiente. E, o único deslize possível é pesar demais nas proporções. Cuidado para não ficar com “cara de bagunçado”, nem poluído visualmente.
Fonte: www.terra.com.br