Estamparia: métodos de gravação e evolução tecnológica.
Estamparia: métodos de gravação e evolução tecnológica.
A evolução tecnológica na estamparia vem acontecendo de forma constante nos últimos tempos.
Métodos mais avançados de gravação como cilindros com “pixels” menores e de diferentes formatos, que quando utilizados com tintas de alta performance, máquinas de última geração e técnicas atualizadas de produção, proporcionam definições incríveis nas estampas e desenhos, cores mais vivas, menos tinta sobre a superfície, trazendo resultados surpreendentes para os desenhos e texturas dos tecidos.
A estamparia rotativa continua sendo a técnica predominante na indústria têxtil na área de estampas, devido sua constante inovação tecnológica nos equipamentos, insumos e modernização no sistema produtivo.
A Estamparia Digital veio para modernizar e aperfeiçoar ainda mais a indústria têxtil, e assim impulsionando e aperfeiçoamentos de outras técnicas já existentes.
Nos dias de hoje e cada vez mais difícil diferenciar uma estampa feita em máquina rotativa de uma feita em digita.
O rápido desenvolvimento da nanotecnologia proporciona às estampas e tecidos diversas possibilidades, dentre elas, a possibilidade de adição de cheiro, proteção contra raios UV, repelentes, troca de temperatura, podendo resfriar ou aquecer, evitar o surgimento de fungos e bactérias, regulação dos níveis de glicose do corpo já podem ser feitas pelos tecidos.
A evolução tecnológica na estamparia é algo que vem acontecendo há um bom tempo e tende a continuar evoluindo ao longo dos próximos anos. É importante que as empresas do segmento se atentem a essas inovações e estejam sempre abertas a novas tecnologias.